Adriana Melo

Teatro

Co-Diretora Artística da companhia de teatro e dança Universo Paralelo, juntamente com Magnum Soares. Fez o Curso de Artes do Espectáculo na Escola Profissional de Teatro de Cascais, a Licenciatura em Teatro – ramo Actores, na Escola Superior de Teatro e Cinema, Erasmus no Mestrado Actor and Performer Training, na Rose Burford College, em Londres, participou num programa pedagógico para estudantes de teatro inserido no festival F.I.N.D.+, em Berlim e integra a Pós-Graduação Artes da Escrita na Universidade Nova de Lisboa.

Trabalhou com Carlos Avilez, Luís Miguel Cintra, Alexandra Battaglia, Jean Paul Bucchieri, Ana Borralho e João Galante, Laurinda Chiungue, Rodrigo Francisco e Miguel Linares.

A sua primeira criação, GET OUT OF THE CLOSET!, foi selecionada para a Mostra de Jovens Criadores 2018 e para a Mostra de Teatro da Amadora. A co-criação com Magnum Soares, uma obra de stop motion, Obrigada. – Manifesto sobre a Liberdade!, integrou as Comemorações do 25 de Abril da Câmara Municipal de Setúbal de 2020. No mesmo ano, co-criou com Magnum Soares um espetáculo de Teatro de Marionetas e Formas Animadas intitulado A Caravela Desconhecida.

Em 2021, assina o texto e a encenação de Australopiteco, um espetáculo de teatro para a infância coproduzido pela EGEAC e financiado pela Direção Geral das Artes. Sente que só como Criadora e Encenadora é que consegue encontrar a sua verdadeira voz artística e ser interventiva em termos sociais e políticos.